quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Juntos contra a Dengue!





      Estamos entrando no mês de dezembro, este mês é marcado por altas temperaturas e chuvas e com isso inicia-se o aparecimento do mosquito transmissor da Dengue.


A transmissão da doença ocorre pela picada do mosquito e Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.

O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos.

Os sintomas distingue a doença em dois tipos, Dengue clássica e Dengue Hemorrágica (figura abaixo):



Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.


O Diagnóstico da dengue se dá através da análise dos sintomas clínicos e laboratoriais

O hemograma é o principal exame. O aumento do hematócrito confirma a presença de hemoconcentração, tendo importância prognóstica e terapêutica. O leucograma pode revelar leucopenia com linfocitose e as plaquetas podem estar normais ou diminuídas (implica maior gravidade).
As transaminases (TGO e TGP) podem estar normais ou moderadamente elevadas, ocasionalmente em valores de até 15 vezes acima da normalidade. A albumina sérica pode estar baixa, refletindo extravasamento de plasma.
Outros exames como eletrólitos, gasometria e coagulograma, podem ser solicitados conforme necessário.

   Como a Dengue tem uma grande variabilidade de apresentações clínicas, devem-se realizar exames específicos para confirmar os casos de infecção, abaixo descrevemos os principais testes:

Sorologia para Dengue deve ser solicitada a partir do 6º dia de doença (geralmente não revela alterações antes deste período) e é o exame confirmatório de escolha (disponível e barato), embora possa resultar em falso-positivo por reação cruzada com outros vírus.
Isolamento viral e PCR são os exames mais específicos para diagnóstico de Dengue, e podem diferenciar entre os tipos de dengue.



            Se o resultado do teste for negativo e os sintomas clínicos persistirem, um teste adicional realizado com outros métodos é recomendado. Um resultado negativo não impede a possibilidade de infecção pelo vírus da dengue.



Visando a agilidade para o diagnóstico e início de tratamento, o laboratório Platinum Análises Clínicas, além de continuar oferecendo a pesquisa de anticorpos IgG e IgM contra o vírus da Dengue por sorologia e a detecção de partículas virais por PCR, está disponibilizando para Santo Antônio da Platina  e região, a partir de agora, o exame DENGUE ANTICORPOS IGG/IGM, que é um ensaio qualitativo utilizando-se a metodologia imunocromatográfica, com reagentes devidamente registrados no Ministério da Saúde. É realizado em rotinas diárias, com o resultado para o mesmo dia ou em até 1 hora em caso de emergência.


Fonte: www.dengue.org.br