sexta-feira, 27 de março de 2015

Nem todo jejum é de 12 horas

Você sabia que a maioria das coletas pode ser feita com apenas três horas de dieta?
É verdade! O tempo para realizar um grande número de exames é de uma hora sem ingerir alimentos, uma boa notícia para quem quiser dormir até um pouco mais tarde ou fugir do trânsito e dos horários de pico da manhã. Fazem parte dessa lista exames como hemograma, creatinina, tireoide e estradiol.
Avanços das técnicas de análise do sangue já colocaram fim à necessidade de jejuar para a maioria dos testes laboratoriais, segundo o patologista clínico Gastão Rosenfeld, um dos defensores do encerramento da exigência, garante que a metodologia atual,  “a nova metodologia de análise quebrou a interferência que o consumo de gordura próximo ao horário do exame tinha sobre o resultado”.

Para dosagem de glicose para diagnóstico de diabetes, o jejum mínimo ainda é de oito horas. Já para o perfil lipídico é de 12 horas, devido à dosagem de triglicérides, tipo de gordura existente no sangue associada a doenças coronarianas. Para este último exame, ainda é preciso evitar atividade física vigorosa por 24 horas antes da realização e não ingerir bebidas alcoólicas nas 72 horas que antecedem a coleta de sangue. Para todos os exames, no entanto, continua valendo a regra de não exceder o jejum por mais de 14 horas.
Confira na tabela a baixo a lista com o tempo de jejum para alguns exames.

É importante ressaltar também que a necessidade do Jejum deve ser avaliada para cada exame, condição clínica do paciente e urgência para o resultado do exame.


Fonte: 
http://www.amaissaude.com.br/saude-e-lazer/revista/materias/Pages/nem-todo-jejum-e-de-12-horas.aspx
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/09/1519052-laboratorios-deixam-de-exigir-jejum-para-exame-de-sangue.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário